PROJETO RELACIONAMENTOS

Relacionamentos é o título do projeto atual da vocalista, autora, bailarina e coreógrafa paulistana Regina Ribeiro.

O Projeto Relacionamentos apresenta o estilo Afro Soul num show musical e coreográfico contemporâneo.

 

O repertório é composto pela maioria de músicas autorais autênticas e originais que resultaram do extenso trabalho de pesquisa realizado por Regina Ribeiro e suas equipes de músicos, compositores, arranjadores, bailarinos, coreógrafos, historiadores e antropólogos nos últimos anos.

O conceito musical do Projeto Relacionamentos concentra-se no ritmo ijexá e no Soul Music. Ijexá é um ritmo africano de origem Yorubá. Ritmo tranquilo, o ijexá é relacionado às águas, à vida, à fluidez, à profundidade e à espiritualidade.

Na criação coreográfica do Projeto Relacionamentos, o tradicional e o contemporâneo encontram-se harmoniosamente. A dança negra contemporânea de Regina Ribeiro materializa as pontes entre o Brasil, a África e os Estados Unidos.

O show Relacionamentos retrata a arte plena de Regina Ribeiro, que completa 37 anos de uma carreira que iniciou em São Paulo, passando por Salvador, Boston e Nova Iorque, Paris, Berna, Tóquio, Abidjan e Kessabli (Costa do Marfim), Accra (Gana), Yaounde e Doualá (Camarões).

Com o apoio do governo Suíço e Camaronês, além da Fnac, o Projeto Relacionamentos já foi apresentado com sucesso no Festival de Jazz de Fribourg, no Festival Afro Pfingster na Suíça, no Healing Concert Festival em Yaoundé, Camarões e no Sesc em São Paulo, entre outros.

O objetivo principal desta fase do Projeto Relacionamentos é compartilhar  com o público a profundidade, a riqueza e a complexidade do encontro entre as culturas africanas tradicionais e contemporâneas com as culturas afro-contemporâneas brasileiras e americanas que carregam a riqueza da herança ancestral africana na sua essência.

 

No Palco:

Regina Ribeiro: conceito, composição, vocais, coreografia e dança; Fabiano de Castro: piano, teclados e direção musical; Jorge Marciano: percussão; Marcelo da Rocha: baixo; Miguel de Assis: bateria, percussão e vocais; Felipe Ávila: guitarra e violão; Louis Handberg: dança.

 

O Projeto Social: Workshops e Masterclasses

Com os workshops de música, o público terá a oportunidade de ter um contato próximo com os artistas e, sobretudo, de vivenciar aspectos culturais inéditos. Masterclasses de dança também estão previstas para que artistas profissionais possam aprimorar seus conhecimentos em técnica de dança negra contemporânea da mestra Katherine Dunham.

© 2019 Copyright

Criado por

Leo F Carter
  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle

REGINA

RIBEIRO